O teatro é um dos principais aspectos da cultura grega. Os gregos desenvolveram o teatro de tal forma que até os dias atuais as peças sofrem influencia da Grécia Antiga.
O teatro na Grécia Antiga surgiu após a evolução de cerimonias gregas, a festa de celebração para o Deus Dionisio, onde os jovens dançavam e cantavam em um templo, oferecendo vinho ao Deus.
Foi na Grécia que foram criados os estilos mais conhecidos do teatro: a comédia e a tragédia, desenvolvidos principalmente por Ésquilos e Sófocles.
Nesta época clássica foram construídos diversos teatros ao ar livre. Eram aproveitadas montanhas e colinas de pedra para servirem de suporte para as arquibancadas. A acústica (propagação do som) era perfeita, de tal forma que a pessoa sentada na última fileira (parte superior) podia ouvir tão bem a voz dos atores, quanto quem estivesse sentado na primeira fileira.
Os atores representavam usando máscaras e túnicas de acordo com o personagem, além de utilizarem a mímica. Muitas vezes, eram montados cenários bem decorados para dar maior realismo à encenação.
Os temas mais representados nas peças teatrais gregas eram: tragédias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicológicos, lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos, fatos heróicos e críticas humorísticas aos políticos.
Por Caio Lima, Matteus, Yuri, Eduardo e Guilherme
Nenhum comentário:
Postar um comentário